Aprenda a usar seu aplicativo

Tela Inicial

O aplicativo apresenta em sua tela inicial o mapa com a localização dos pontos de parada próximos de onde você se encontra – para obter sua localização, são necessárias as permissões de localização de seu aparelho e a rede de telefonia enquanto o app estiver aberto – elas são solicitadas na inicialização do aplicativo.


Você verá a opção “Busque por sua linha, ponto de parada ou local” no topo do aplicativo. Ali é possível planejar uma viagem informando onde você quer ir e de onde quer partir, ou visualizar no mapa onde se encontram os veículos de sua linha – basta informar o código dela ou parte do nome na busca


O menu principal do aplicativo está localizado na parte inferior, e conta com quatro opções: “Mapa” (esta tela inicial), “Horários“, “Favoritos” e “Mais“. Selecione uma delas acima para conhecer melhor as outras opções.

Horários

Ao selecionar o menu Horários, você verá a relação das linhas de transporte público que operam em sua cidade, e se for o caso, pode filtrar pelo modal ou operador.

Clicando em cima da linha, você terá acesso à tabela horária dela. Ao clicar no mapa, uma lista das viagens que fazem parte desta linha é exibida. E ao clicar no coração, você salva esta linha para consultar depois no menu Favoritos.

Na tabela horária, selecione o local de saída e você verá todos os horários disponíveis neste sentido. Ao clicar em um horário, você acessa o mapa da viagem. Caso essa linha possua um alerta, será exibida uma mensagem logo abaixo do nome, e ao clicar nela você é direcionado para este alerta


Este recurso pode ser consultado inclusive sem acesso a internet, caso você tenha selecionado uma ou mais linhas como favoritas. Para os demais recursos, é necessária conexão com internet para obter informações em tempo real.

Os horários listados na tabela ou na tela Pontos de Parada podem exibir informações complementares, como acessibilidade para cadeirantes em um ou todos os horários, ou se a linha possui ar condicionado nos veículos

Horários que partem entre meia-noite e três da manhã são exibidos ao final da tabela, com um ícone de uma lua ao lado

Mapa da Viagem

A visualização do mapa da viagem contempla o traçado, os pontos de parada ao longo do percurso, e caso possua, a localização em tempo real dos veículos desta viagem. Também há uma relação dos pontos de parada que a viagem atende, e a previsão de chegada do próximo horário no ponto selecionado – você pode clicar no ponto ou na lista para visualizar a previsão


Ao clicar em um veículo, será informado o prefixo, a última comunicação dele com nossos sistemas, e é possível compartilhar a localização deste veículo com outra pessoa – você pode enviar este link pelo Whatsapp ou abrir o endereço em um navegador.

Ponto de Parada

Pela tela inicial ou pelo menu Favoritos, ao clicar no ponto serão exibidos os códigos e as linhas que atendem a este ponto de parada, o destino delas, bem como as previsões de chegada.

São dois tipos de previsão: em tempo real e estimada. A previsão em tempo real é identificada pelo ícone animado, e indica que há um veículo em deslocamento, informando o seu prefixo e o tempo de chegada calculado com base no deslocamento do veículo. Já a estimada serve como referência de que horas o veículo poderá passar, e é calculada com base no tempo que o veículo leva entre um terminal e outro, a partir da tabela horária cadastrada. Esta previsão pode não se confirmar em razões de trânsito intenso, ocorrências operacionais, entre outros fatores.

Sempre que houver uma previsão em tempo real, você pode clicar no relógio e definir um lembrete para alguns minutos adiante, a fim de lhe avisar quando seu ônibus estiver próximo. Mesmo com o aplicativo fechado, você receberá a notificação de seu lembrete.


A próxima previsão de uma viagem é exibida por primeiro. Clicando na seta para baixo, você visualiza o destino da viagem e as três próximas previsões. Caso você queira consultar alguns horários adiante, clique na seta para a direita. E ao clicar no ícone do mapa, serão apresentadas as informações de percurso, pontos de parada no decorrer da viagem, e caso disponível, a localização em tempo real dos veículos.

Caso a linha tenha um alerta vinculado a ela, o ícone de um ônibus aparecerá ao lado da previsão, ou junto aos demais ícones quando o card estiver expandido. Basta clicar no ícone e você será direcionado ao alerta


Logo abaixo das previsões você pode selecionar o ponto como origem (pin verde) ou destino (pin vermelho) no planejador de viagem, ou ainda visualizar somente suas linhas favoritas. No canto superior direito da tela, uma legenda auxilia você com os principais recursos desta tela.

Planejador de Viagem

O planejador de viagens pode ser acionado principalmente pela tela inicial, a partir da opção de busca, ou ainda a partir de um ponto de parada ou de venda de créditos no menu Mais.


Pela tela inicial, você pode digitar o local – pode ser uma rua, um ponto de parada ou um local de referência – ou posicionar o pin no mapa indicando para onde deseja ir e de onde deseja partir. Ainda é possível utilizar o local em que você se encontra como referência.

Outra possibilidade é de digitar o código ou parte do nome de sua linha – ela aparecerá como opção entre os resultados, e clicando nela você será direcionado ao mapa da viagem, ou a uma lista de viagens que a linha possui.

Selecionados um local de origem e outro de destino, o aplicativo oferecerá opções de deslocamento, considerando se você deseja chegar ou partir em uma determinada data e horário. Nos resultados, você confere a distância e o tempo estimado para realizar esse deslocamento, e o horário que você deve iniciar esse percurso. Clicando em uma das opções você terá o detalhamento deste percurso.

Selecionado o roteiro, o aplicativo apresenta o detalhamento do percurso. No mapa, os locais de onde você partirá e onde você quer ir, os pontos de conexão entre diferentes linhas oferecidas, e abaixo, nos cards, um descritivo com cada etapa da viagem, informando que horas você deve chegar ao ponto, que horas seu transporte chegará, e até mesmo em qual veículo embarcar, caso informações em tempo real estejam disponíveis na sua cidade. Basta ir navegando pelos cards.

Favoritos

No menu principal do aplicativo você tem rápido acesso a todas as informações que te interessam – as linhas que você favoritou, os pontos de parada próximos de sua casa, trabalho ou escola, e as viagens que você realiza frequentemente.


Favoritando uma linha, você pode consultar a tabela horária dela mesmo sem ter acesso a internet. Já na consulta por pontos de parada, você pode renomear como preferir os pontos que mais utiliza – casa, trabalho, escola – e em viagens, o aplicativo já apresenta os resultados como se você iniciasse o percurso, podendo personalizar os critérios de pesquisa

Menu Mais

Pela tela inicial do aplicativo você chega ao menu Mais, onde estão presentes recursos que complementam a experiência do aplicativo, bem como permitem alternar entre diferentes cidades quando o aplicativo atender mais de uma localidade. O aplicativo possui tradução nativa para três idiomas – português, inglês e espanhol – e basta clicar no idioma para alternar entre eles


Em Alertas e Notícias são informadas situações que afetam a operação normal do transporte público, ou que podem interessar a todos os usuários do sistema. Já em Pontos de Venda você localiza onde estão os pontos de recarga de créditos no mapa e na lista, e pode inclusive planejar um deslocamento até este local. E através do Fale Conosco é possível enviar sugestões e reclamações para a operadora de transporte de sua cidade.

*Estes recursos podem ter nome ou funcionalidades diferentes para sua cidade, e outras opções podem estar ou não disponíveis

Acessibilidade

O aplicativo possui um módulo de acessibilidade integrado para deficientes visuais, em que os recursos são traduzidos de texto para voz, desde que o usuário tenha os recursos TalkBack (Android) ou VoiceOver (iOS) ativos em seu aparelho. Sem qualquer necessidade de cadastro, o deficiente visual tem ao seu dispor quatro opções para consultar. O recurso está disponível no menu Mais para que você possa orientar uma pessoa com deficiência visual a navegar por este recurso, porém, sem o retorno de texto em voz.


Em Pontos de Ônibus Próximos (em cima, a esquerda), com base na localização do aparelho do usuário, são exibidos o nome e a distância dos pontos de parada. Selecionando um deles, são informadas as linhas, os destinos das viagens, e o prefixo do veículo caso a informação seja em tempo real. Já em Horários de Partida (em cima, a direita), o usuário pode selecionar a linha desejada, indicar o local de saída, o dia que deseja informações, e confere os horários e os percursos das viagens.


Na opção Como Chegar (embaixo, a esquerda), o usuário pode planejar seu deslocamento de onde se encontra para onde deseja ir. Basta dizer ao aplicativo o nome do local ou da rua que você quer ir, e um planejamento de viagem será apresentado. Ao navegar entre as diferentes etapas, o aplicativo dirá onde embarcar, qual linha pegar, e o quanto caminhar.

Além disso, os Alertas e Notícias (embaixo, a direita) também estão disponíveis para consulta, sendo o texto convertido em voz para comodidade do usuário.

*As imagens apresentadas são meramente ilustrativas, podendo variar em relação ao aplicativo de sua cidade, e são relativas à versão 4.2 de nossos aplicativos