Criatividade em meio ao distanciamento social

Sabemos que o momento atual é o mais difícil econômico e socialmente para todos, e especialmente no segmento do transporte público, que viu suas atividades serem drasticamente reduzidas e o volume de passageiros despencar nestes três para quatro meses. Há empresas que não terão condições de se manter, ou que até retornarão suas atividades, mas os recursos serão bem mais escassos, uma vez que rotinas com grande fluxo de passageiros – deslocamentos para escolas e universidades – serão as que mais demorarão a voltar ao “novo” normal.

A Mobilibus também se adaptou a este novo tempo. Com a equipe toda trabalhando remotamente, o período surpreende pela quantidade de demandas e soluções que surgem no horizonte, seja por conta própria ou por meio de parcerias. E nesse período aproveitamos para rever dois dos nossos produtos de maior aceitação – os aplicativos voltados aos segmentos do transporte público e do fretamento.

Desde 2019, nossos aplicativos passaram a ser desenvolvidos em Flutter, ambiente de programação utilizado por empresas como iFood e Nubank, que nos permitiu maior agilidade e flexibilidade na criação de novos recursos, bem como trabalhar de modo padronizado nos dois ambientes mais difundidos em smartphones – Android e iOS. Com criação da We Rocket Studio, buscamos uma identidade visual renovada, mais moderna, como a mobilidade urbana precisa ser.

Durante esse período de distanciamento social, lançamos a segunda versão de nosso aplicativo voltado para o segmento de fretamento – até então o aplicativo tinha um conceito semelhante ao desenvolvido para o transporte urbano. Agora, ele possui características próprias, dando mais agilidade para entregar a informação que o usuário precisa

De imediato, o usuário já recebe a previsão de chegada no ponto mais próximo de onde se encontra – ou do ponto em que a empresa determina que ele deva embarcar. Um clique e no mapa é exibida a localização atualizada, e a que distância este veículo se encontra do local de embarque. A Central do Cliente permite que diversos serviços sejam agregados ao aplicativo – pode ser o cardápio do restaurante, pode ser a relação de rotas disponíveis, ou informações para todos os usuários do app.

Também trabalhamos no desenvolvimento da terceira atualização de nosso aplicativo voltado ao transporte público, que está sendo entregue gradualmente a todos os nossos clientes. Nesta atualização, um recurso inédito no segmento de aplicativos de mobilidade urbana é o “bubble“, em que o usuário pode destacar a informação de quanto tempo falta para que o ônibus chegue ao ponto, e pode navegar pelo seu telefone em outras funções. Faltando dois minutos para o veículo chegar, uma vibração chama a atenção para que o usuário esteja pronto para embarcar.

Além de estar presente nos novos aplicativos da Mobilibus, o novo recurso – criado pelo nosso desenvolvedor Adrian Kohls – também está disponível para toda a comunidade Flutter em repositório público: assim, inovações que apresentamos em primeira mão na mobilidade urbana também podem estar ao alcance de novas soluções em outros segmentos.

E dentro em breve, novidades relacionadas aos nossos sistemas serão apresentadas, reforçando parcerias e abrindo novos caminhos no segmento. A Mobilibus reforça seu compromisso de ir em busca de um transporte cada vez mais conectado, agora em sintonia com o conceito de “mobility as a service”, ou seja, entregar soluções de mobilidade urbana como serviço, que atendam as necessidades de clientes e usuários.